Você conhece perfumes?

Tire suas dúvidas sobre fragrâncias e saia por aí muito bem perfumada.

Miss Dior Chérie L’ Eau: romântico

Qual é a diferença entre eau de parfum, eau de toilette e colônia? É a concentração dos ingredientes na solução alcoólica. Na eau de parfum, ela varia entre 15% e 20%. Na eau de toilette, entre 7% e 12% e, na colônia, entre 4% e 7%. Existe ainda o extrato de parfum, bastante forte, que tem concentração de 20% a 25% e é manipulado em óleo, em vez de em álcool, podendo durar até dois dias na pele.

É verdade que, se você usar um perfume por muito tempo, a tendência é se habituar com o cheiro? Sim. O que ocorre é a acomodação olfativa: as células responsáveis por apreender um aroma se acostumam com ele e aos poucos não o sentem como antes.

O que são notas olfativas? E acordes? Nota olfativa é o cheiro de uma matéria-prima usada para compor um perfume. Já o acorde é um conjunto de notas. Por exemplo, um acorde de rosa é uma combinação de várias notas que remetem ao cheiro da flor rosa.

Qual é a melhor maneira de guardar os frascos? O ideal é deixá-los ao abrigo da luz, da umidade e do calor, na caixa em que vieram e sempre fechados. (Ou seja, o banheiro é o último lugar para colocar seu perfume preferido.) Depois de aberto o frasco, começa o processo de oxidação, por causa do contato com o ar, e a fragrância dura, no máximo, dois anos.

Existe um jeito certo de aplicar perfume? Coloque gotinhas em regiões quentes do corpo, como a nuca, a parte interna dos pulsos e as dobras dos braços e dos joelhos, pois a temperatura ajuda na difusão dos aromas. Agora, se o produto escolhido for o extrato de parfum, que tem o aroma muito acentuado, borrife-o no ar e passe dentro da nuvem perfumada: assim o resultado fica mais suave.

O cheiro do creme interfere com o do perfume? Se o hidratante tiver notas olfativas muito diferentes daquelas do perfume, pode, sim, interferir no odor final. Por isso, se misturar os dois produtos, prefira um creme com odor bem suave ou que seja uma extensão da linha do perfume.

Perfume e sol não combinam? Não. É comum o produto ter substâncias fotossensibilizantes e, em contato com a radiação solar, provocar manchas escuras na pele.

Por que algumas fragrâncias duram mais tempo que outras? Três fatores contribuem para a longa duração. O primeiro é o tipo de nota do perfume: uma fragrância mais fresca, com notas voláteis em maior proporção, vai embora rapidinho. O segundo fator é a concentração das matérias-primas que compõem o aroma: águas-de-colônia e splashs (versão ainda mais leve da colônia) têm concentrações menores e duram menos. E, finalmente, a pele. A alimentação, o uso de medicamentos e a camada lipídica interferem no cheiro da pele que, combinado ao do perfume, pode fazer com que este dure um pouco mais ou menos.

Há algum antídoto para quando se exagera na dose do perfume? Só um bom banho resolve o problema.

O que são perfumes sólidos? Nessa versão, as essências são incorporadas a uma base sólida de ceras vegetais. Assim, eles têm difusão menor do que os de base alcoólica, ficando concentrados no ponto onde são aplicados.

Quais são as tendências para as fragrâncias femininas no próximo verão? Os florais suaves prometem dominar os dias quentes, com muito jasmim, rosa e magnólia, assim como lírio e muguet. Também devem se destacar as notas gourmands (como baunilha, caramelo e chocolate) e os florais com especiarias (como pimenta-rosa, alecrim e gengibre).

Chanel nº 5 Eau Première: clássico


Quais famílias olfativas são mais indicadas para…
…seduzir? Aquelas com notas gourmands.
…refrescar? Os florais aquáticos ou cítricos, como flor de lótus e bergamota.
…ter sensação de conforto e aconchego? As que remetem ao “cheiro de colo”, como o almíscar branco.
…dar energia? Os florais verdes, como menta e bambu.

Quais notas são mais valiosas: as naturais ou as sintéticas? As naturais, como rosa e jasmim, costumam custar mais, pois são mais difíceis de ser obtidas – quilos de pétalas geram poucos mililitros de essência aromática. Já as sintéticas, desenvolvidas a partir do início do século 20, deram nova alma à perfumaria. Com elas é possível copiar qualquer aroma, do cheiro do mar ao da mata molhada de chuva. Outro exemplo: as notas animálicas, usadas para encorpar fragrâncias, que antigamente eram extraídas de animais e hoje podem ser reproduzidas em laboratório.

O cheiro do perfume muda das tirinhas de teste para a pele? Sim. No papel, você tem uma ideia de como é o perfume, mas, na pele, há uma interação com o cheiro pessoal. Assim, antes de comprar, experimente algumas gotinhas.

É estranho mulher usar perfume masculino? As notas são realmente muito diferentes? A escolha do perfume é uma questão de gosto: cada um tem o seu. Muitas fragrâncias masculinas contêm notas das famílias dos cítricos e dos fougères (compostas por extratos de violeta, musgo e lavanda), por isso atraem mulheres que preferem aromas frescos.

Menos é mais, por favor
Veja dicas da jornalista Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento, para não agredir narizes alheios:

• Use duas gotas ou uma borrifada forte de spray.
• É o suficiente para ficar perfumada na medida.
• Para o dia, especialmente em locais mais quentes, opte por água-de-colônia ou eau de toilette. É melhor retocar do que usar perfumes muito fortes de manhã.
• Fragrâncias com notas cítricas e amadeiradas funcionam muito bem no dia a dia.
• À noite, você pode investir em produtos mais marcantes, “mas coloque um pouquinho, já que será usado por duas ou três horas apenas”, diz Claudia.
• Rastro perfumado deve ser muito sutil. “Os outros têm de sentir o cheiro e querer identificar a pessoa, e não se sentir incomodadas com ele.”
• Em algumas ocasiões é melhor repensar o uso de perfumes. Situações formais pedem fragrâncias discretas – e elas podem ser dispensadas em visitas médicas e hospitais. (VÂNIA GOY)

Omnia Green Jade, da Bulgari: moderno

Angel, de Thierry Mugler: sedutor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: