Combatendo o inchaço no verão!

O inchaço é consequência da retenção de líquidos, que pode ser causada por muitos fatores. Pode ser uma reação do organismo a temperaturas muito quentes ou a simples gravidade, no caso de ficar de pé ou sentada por muito tempo. Queimaduras (inclusive de sol) e remédios com corticóides também entram na lista, assim como anticoncepcionais com doses altas de estrogênio e o sal que você consume em exagero.
Você pode combater o problema com mudanças na alimentação. Veja algumas estratégias:

– Diminua significativamente o consumo de sal na mesa e deixe-o de fora na preparação dos alimentos. Escolha ervas frescas como orégano, manjericão, alecrim e louro para temperar.

– Inclua mais vitamina B6 (piridoxina) na sua rotina, pois a sua deficiência pode limitar a ação dos rins. Boas fontes são arroz integral e carne vermelha.

– Vitamina B5 (ácido pantotênico), o Cálcio e a vitamina D também ajudam o corpo a eliminar o excesso de fluidos. Aposte em frutas frescas e derivados do leite com pouca gordura.

– Beba chás de ervas com propriedades diuréticas, como dente-de-leão e cavalinha.

– Escolha alimentos com a mesma propriedade: melancia, pepino, agrião, aspargos, alface, melões, uva e suco de cranberry.

– Não esqueça de alimentos ricos em magnésio, pois ele pode ser eliminado com o uso excessivo de diuréticos. Opte por verduras folhosas, salsa e alho.

– Salsa, acelga, espinafre, couve, brócolis, cenoura e aipo vão garantir a sua dose de potássio.

– Beba muita água ao longo do dia. Pode parecer contraditório, mas um corpo bem hidratado retém menos líquido.

– Diminua bastante o consumo de bebidas como café, chá preto e álcool, que apesar de sua ação diurética, promovem a retenção de sódio.

– Consuma com moderação conservas, azeitonas, embutidos, molho de soja, sopas e molhos prontos e açúcar refinado.

Se o seu inchaço for recorrente, é essencial que você procure um médico, pois vai tirar a dúvida quanto a problemas renais. Caso seja uma condição eventual, use e abuse dos sucos abaixo. Para prepará-los, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e coar quando achar necessário.

  • Suco 1

½ maço de agrião, 2 cenouras, 1 maçã, 5 galhos de salsa e folhas de hortelã

  • Suco 2

100 ml de suco de maçã, 100 ml de suco de pera e 100 ml de suco de melão

  • Suco 3

1 fatia grande de melão cantalupo, 1 banana média e raspas de gengibre

  • Suco 4

Suco de 2 limas da Pérsia, 1 xícara de chá de melancia picada e 1 punhado de hortelã

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