Saúde à mesa (SOJA)

Ela é um dos grãos mais completos que existem e pertence à família das leguminosas secas (junto com o feijão, a lentilha e o grão de bico). A soja é rica em proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, contém isoflavonas – substâncias que reduzem as taxas de colesterol ruim (LDL) e que ajudam a prevenir as doenças do coração.

Outra ótima notícia é que essas substâncias equilibram as quantidades de um hormônio feminino chamado estrógeno. “Isso ameniza os sintomas desagradáveis da menopausa”, explica Liliana Bricarello, do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Conheça os benefícios da soja e aproveite-a melhor em seu cardápio diário.

  • Câncer de mama

Sabe o missoshiro, aquele caldo japonês à base de soja? Segundo um estudo recente, consumir diariamente 2 tigelas desse alimento reduz o risco de câncer de mama. Isso graças a uma substância que impede o crescimento de tumores.

  • Colesterol

O óleo da soja contém vitamina E, que ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom). Consumir 25 g diárias de soja reduz os índices de colesterol total, de triglicérides e de LDL (colesterol ruim) em cerca de 10%.

  • Osteoporose

A farinha de soja previne contra essa doença dos ossos. As proteínas do grão reduzem a perda de cálcio pela urina.

  • Diabetes

As fibras da soja regulam o nível de glicose no sangue. Além disso, o açúcar presente no grão é pouco aproveitado pelo organismo. Por isso, o alimento é recomendado para os diabéticos.

  • Menopausa

A ingestão diária de soja atenua os sintomas da menopausa, como ondas de calor, dores de cabeça, insônia e secura vaginal. Isso porque o grão é rico em uma substância muito parecida com o estrógeno. Ou seja: ela atua como hormônio e têm a vantagem de não trazer efeitos colaterais. Por causa dessa semelhança com o estrógeno, os cientistas descobriram fortes indícios de que a soja diminui também o risco de tumores de útero.

  • Carne de soja ou bovina?

Compare os valores nutricionais dos dois tipos – uma vegetal, outra animal:

Carne de soja (100g) Carne bovina (100g)
Calorias 280 342
Proteínas 53g 23g
Carboidratos 31g 0
Colesterol 0 27g
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